A Importância dos Sabonetes Íntimos para Saúde da Mulher


Sabonete íntimo para a saúde da mulher.
Com o avanço na área da saúde e da higiene, atualmente, há opções variadas de sabonetes, para várias partes do corpo.
Os sabonetes íntimos foram criados para facilitar a vida da mulher moderna e também aumentar a higiene na área genital, e acabaram por se integrar perfeitamente como um hábito na vida feminina. Mas na hora de utilizar esse produto, muitas mulheres ainda têm dúvida se podem acrescentá-lo à sua higiene cotidiana e qual a diferença para um sabonete comum.
A diferença está no pH. Enquanto os sabonetes comuns tendem para o pH básico ou neutro (entre 9 e 10), os sabonetes íntimos têm um pH ácido (entre 4 e 4,5) que é o resultado da composição com ácido láctico e que mantém o pH vaginal ácido. Essa acidez é necessária para manter vivos os microorganismos e lactobacilos que vivem nessa região, para proteger a mulher de possíveis infecções. Assim como o nosso corpo, a vulva também está propensa a sofrer o ressecamento, e este quadro pode desencadear uma coceira na região.

Este tipo de produto pode ajudar, porque possui menos ação detergente que os comuns e ainda inclui uma composição hidratante. A mulher que não pratica a higiene íntima pode ter mais infecções urinárias, alergias, vaginites e pruridos. Vale lembrar que, nesta região, não se deve utilizar perfumes ou talcos e as lavagens devem ser feitas só externamente, para não alterar o pH vaginal.
O sabonete íntimo também reduz o risco de alergias, porque a composição do produto é específica para a área genital, assim todos os componentes presentes na formulação são mais leves e evitam irritações. Há um mito quanto ao dizer que o produto altera o pH da vagina, pois os sabonetes íntimos recomendados pelos ginecologistas devem possuir pH neutro, assim evitando problemas como corrimentos e coceiras.
O uso de sabonete íntimo inclusive evita a proliferação de fungos e bactérias, pois não são prejudicados os lactobacilos responsáveis por proteger a região vaginal.Não há nenhuma contraindicação sobre o sabonete íntimo ser utilizado durante o período da menstruação, e o uso diário do produto também não prejudica a flora vaginal. O ideal é na hora de escolher, se opte por um produto sem fragrâncias, mas há opções para todos os gostos, para deixar um cheirinho agradável, de hortelã e morango a lavanda.