Os benefícios da prática de pilates na prevenção da osteoporose

A osteoporose compromete a qualidade de vida de uma em cada três mulheres acima de 50 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. Aproximadamente 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose.


Em 1º de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Idoso e no âmbito da comemoração desta data  muitas campanhas visando o bem estar da mulher têm sido divulgadas. Por isso o Blog da Mulher vem hoje abordar este tema e falar sobre o método Pilates para que você possa se preparar desde cedo para evitar estes problemas no futuro. Se você se alimentar adequadamente durante toda a sua vida e fizer exercícios físicos com regularidade as chances de desenvolver a Osteoporose é menor.
O Método Pilates e exercicios físicos regulares tem se mostrado aliado para a prevenção e no acompanhamento durante tratamento da osteoporose. Os exercícios mais comuns são para fortalecimento abdominal (sem flexão da coluna),  o desenvolvimento de equilíbrio, o fortalecimento da musculatura posterior do tronco, dos flexores e extensores dos quadris e para os membros superiores e inferiores.
Para saber mais sobre este tema que tem afectado a saúde de milhares de mulheres em todo o mundo e para se prevenir sugiro a leitura da entrevista da diretora técnica do CGPA Pilates, Cristina Abrami, que está disponívels no link abaixo:
- Osteoporose e a prática de Pilates