A barriga que você sempre sonhou Hoje em dia, a maioria das pessoas tem se preocupado com a estética e com a saúde, duas áreas em grande expansão. A aparência é cada vez mais valorizada, e a barriga uma das partes do corpo que mais incomoda homens e mulheres, gordos e magros. Os músculos abdominais participam da maioria dos movimentos que realizamos e colaboram na sustentação da postura. A gordura abdominal em excesso impede que o indivíduo tenha esse grupo muscular definido. Muitas pessoas sofrem com excesso de peso e acabam adotando métodos revolucionários de emagrecimento que nem sempre são eficientes. Para que o peso seja mantido é necessário que haja um equilíbrio entre o consumo de alimento e o gasto de energia. Assim, a restrição calórica deve ser controlada e equilibrada. Os exercícios de musculação para quem deseja fortalecer a musculatura abdominal devem enfatizar o trabalho de força e hipertrofia (3 séries de 8-12 repetições), pois mobilizam os carboidratos e mantêm o metabolismo em repouso elevado por um tempo mais longo, aumentando a massa corporal magra, contribuindo assim para um maior gasto calórico em repouso. Os exercícios aeróbicos também são importantes, pois mobilizam a gordura como fonte energética durante os exercícios, alteram positivamente o condicionamento cardiovascular e representam um gasto energético que colabora para o balanço negativo, entretanto, não mantém o metabolismo de repouso por muito tempo. Atenção! A alimentação deve ser orientada por um nutricionista. Os exercícios de musculação por um professor de Educação Física e nos exercícios aeróbicos devem ser controlados os batimentos cardíacos através de um freqüencímetro. Trabalhe com a freqüência cardíaca entre 60% e 75% do limite máximo de batimentos cardíacos por minuto. Para saber qual é esse máximo, basta subtrair a sua idade de 220. Seguindo essas três dicas os resultados aparecerão.

Perguntas e respostas para uma malhação segura


Qual o melhor exercício para atingir o meu objetivo? Como devo treinar? Quantas calorias queimo em tal atividade?

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à atividade física.
Várias treinam sozinhas mesmo sem saber o que exatamente estão fazendo, o que é errado e perigoso. Pensando em todas essas questões, preparamos essa matéria com intuito de esclarecer as dúvidas mais freqüentes.

1) Qual o melhor esporte para se adquirir um bom desenvolvimento cardiorrespiratório?

Há muitos esportes que melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, mas a natação é o esporte que tem um melhor resultado em relação à cardiorrespiração, além de não apresentar impacto na coluna e nas articulações. É lógico que há uma sobrecarga na articulação dos ombros, mas todo esporte apresenta uma sobrecarga em algum lugar do corpo, o que deve ser compensado com trabalhos de alongamento e fortalecimento muscular com a musculação. A natação trabalha a parte inferior e superior do corpo e queima muitas calorias. Mas para melhorar o seu condicionamento cardiorrespiratório é importante fazer uma outra atividade aeróbia, como caminhada, corrida ou bicicleta.

2) Como trabalhar com pessoas que sofreram operação no joelho?

As pessoas com pós-operatório de joelho devem tomar muito cuidado ao fazer exercícios. Devem treinar somente com o acompanhamento de profissionais, como um professor de educação física experiente, assessorado por fisioterapeutas e médicos especializados em medicina esportiva. Deve-se levar em conta o tipo de cirurgia (menisco, ligamentos cruzados), tempo de recuperação, exercícios indicados etc. O ideal é começar com exercícios isométricos, diminuindo o risco de lesões.

3) Você está acostumada a correr na rua, mas quando chove fica sem saber o que fazer. Qual a melhor opção: pular corda ou fazer bicicleta ergométrica?

Se você tiver uma bicicleta ergométrica, melhor. Irá trabalhar também de forma aeróbia (embora para algumas pessoas correr e pedalar numa bike seja uma atividade anaeróbia, devido à condição física que apresentam) como na corrida. Já pular corda e correr geram estímulos diferentes. Pulando corda você salta muito mais, submete seu corpo a mais impacto e a uma freqüência cardíaca maior, podendo realizar uma atividade anaeróbia (sem a utilização de oxigênio para produção de energia, utilizando o sistema ATP-CP e glicólise, gerando ácido lático). Na verdade isto depende da condição física em que você se encontra. Assim, se você não é um atleta, pode ser que não consiga fazer esta atividade por muito tempo. Se conseguir pular por 20 minutos, tudo bem. Caso contrário, alterne 5 minutos de corda, com 5 minutos de trote ou caminhada rápida, até completar 40 minutos.

4) Posso me machucar fazendo alongamento?

Os alongamentos são indispensáveis, pois melhoram a postura, aliviam as dores musculares, evitam lesões, previnem a falta de elasticidade proveniente do envelhecimento, preparam o corpo para o exercício ou esporte que será realizado etc. Mas, como todo exercício, deve ser feito de forma gradativa, de acordo com o nível de condição física em que você se encontra. Se você for além da intensidade que seu corpo permite, forçando além do que deve e de forma errada, poderá sofrer alguma lesão, como o estiramento ou até a distensão muscular. Inicie sempre com aulas para iniciantes, mesmo se já alcançou um nível mais avançado, mas teve que parar a atividade por algum tempo.

5) Quanto maior a transpiração, maior o emagrecimento depois do exercício?

Não. Na transpiração, eliminamos água, sais minerais e toxinas. Isto não significa perder gordura. Por isso não recomendamos fazer exercícios com roupas de plástico com o objetivo de emagrecer mais e correndo o risco de ter uma desidratação. Você precisa mudar a sua composição corporal, diminuindo a porcentagem de gordura e aumentando - ou não - a massa magra, com exercícios regulares (aeróbios, musculação e alongamentos) e dieta alimentar. Tenha paciência de esperar os resultados de forma progressiva.

6) Deve-se usar gelo para prevenir lesões depois dos exercícios?

Se você não é atleta deverá usar o gelo somente se for diagnosticado algum tipo de lesão ou com indicação do seu professor, fisioterapeuta ou médico, diante de dores que venha a sentir e da necessidade do uso do gelo. Este método, chamado de crioterapia, realmente é muito eficiente, já que o gelo é um antiinflamatório, podendo gerar vários efeitos, como anestesia, diminuição da dor, vaso constrição, evitando edemas e inchaço, reduzindo o espasmo muscular, etc. Mas também deve ser usado corretamente e, por isso, tenha sempre a orientação de um profissional.