Diversos estudos internacionais relacionam os problemas emocionais com as doenças que afetam a humanidade, conhecidas como doenças psicossomáticas.
Para entender como isto acontece, basta prestar atenção em como reagimos fisicamente diante dos problemas emocionais.
Geralmente, encolhemos o corpo causando a aproximação das vértebras e compressão dos nervos, ocasionando lesões e inflamação.
Por este motivo, as pessoas apresentam músculos flácidos ou rígidos, hipo ou hipertireoidismo, refluxo, prisão de ventre, depressão, ansiedade, incontinência, impotência, entre outras doenças.
Como cérebro depende exclusivamente dos nervos para saber o que acontece a cada instante com todas as partes e funções de nosso organismo, nosso corpo precisa estar livre para integrar-se plenamente às exigências estressantes da vida moderna e do meio ambiente, proporcionando maior flexibilidade da coluna vertebral.
Uma das terapias mais eficientes em promover o afastamento das vértebras e a descompressão dos nervos é o Reequilíbrio Corporal Consciente, por ser uma maneira fácil e segura de aumentar o controle e a força sobre todos os músculos.
O alongamento e o relaxamento corporal com conscientização aliviam tensões e estresse, tão comuns nos dias de hoje.
Esses exercícios podem ser praticados por pessoas de todas as idades, como um fator preventivo, mas tornam-se imprescindíveis a quem já apresenta problemas de saúde, para que possa readquirir a condição de bem-estar e qualidade de vida.