Dicas de Saúde - Esporte contra a depressão

A prática de esportes de forma regular pode ser uma boa saída para uma pessoa atacada pela depressão, situação cada vez mais comum no cotidiano. Os benefícios físicos e psicológicos trazidos pelo esporte são considerados fundamentais para acelerar a recuperação e a melhoria da qualidade de vida. Segundo especialistas, modalidades esportivas praticadas a dois podem render ótimos resultados porque a companhia de um amigo pode funcionar como um ótimo estímulo.
Já foi comprovado que pessoas que sofrem de depressão e que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade. Praticar esportes, seja de curta ou longa duração, causa bem-estar mental e melhora psicológica na maioria das pessoas. A atividade física é causadora de uma melhora na auto-estima que causa benefícios na hipertensão, osteoporose, crises de diabete e vários transtornos psiquiátricos.
Para muitas pessoas, a prática de esportes tem se tornado um importante aliado na luta contra a depressão. Se sair de casa e tentar levar uma vida normal já um grande passo para fugir da doença, a saída em companhia de outras pessoas para praticar esportes ajuda a acelerar o processo de recuperação.
A atividade física proporciona sensação de bem-estar, porque, durante o exercício, o corpo produz substâncias que têm esse efeito, como a endorfina. Para esse resultado, é preciso praticar atividades de maneira regular. Além disso, a cabeça da pessoa deprimida fica focada em uma atividade, o que afasta a ansiedade.
A alimentação é algo que também pode trazer resultados positivos para quem sofre de depressão. Quem pratica exercícios, normalmente tem mais fome de alimentos que dêem energia. A ingestão de carboidratos aumenta os níveis de serotonina no cérebro, substância ligada ao prazer e que no depressivo está pouco presente.
Fundamental é que a pessoa que sofre de depressão procure ajuda médica e ser orientado a procurar meios de se sentir bem. É preciso que se tenha consciência do problema e apoio para tratá-lo. Sempre é possível fugir desse quadro, portanto a ajuda de amigos e familiares próximos se torna importante para incentivar o depressivo a procurar tratamento.
Benefícios da atividade física:
- redução da ansiedade;
- redução de níveis de estresse;
- auxiliar no tratamento da depressão;
- beneficia psicologicamente a ambos os sexos e todas as idades;
- o cérebro libera serotonina, que produz satisfação;
- alivia a tensão muscular;
- estimula a criatividade;
- reduz a ansiedade;
- auxilia no tratamento para perder peso;
- faz bem para a auto-estima;
- aumenta a autoconfiança.