Dietas da Moda

As dietas estão cada dia mais populares. Algumas são elaboradas por especialistas, como médicos e nutricionistas. Outras são feitas em casa por conta própria, sem o acompanhamento profissional. Algumas dietas podem estar associadas ao consumo de remédios como inibidores de apetite, mas para ser benéfico à saúde, as dietas e o uso de remédios deve sempre ser feitos com a recomendação e o acompanhamento médico. Jamais por conta própria. As pessoas quando ouvem falar, ou leiam sobre o assunto, não dão devido crédito, no entanto, existem vários casos de pessoas que fizeram o uso incorreto de remédios para emagrecer e de dietas de emagrecimento, e tiveram a saúde abalada ou até mesmo a vida ceifada.
Vejamos algumas dietas de emagrecimento que estão na moda:

sopaA dieta da sopa

Funciona da seguinte maneira, A pessoa passa uma ou duas semanas trocando as principais refeições por sopa. A sopa pode ser de cenoura, ervilha, repolho, tomate, cebola, pimentões, entre outros.
A dieta da sopa apresenta duas vantagens que se destacam: Ela pode ser sempre consumida (assim a pessoa que esta de dieta, não fica longos períodos de tempo sem se alimentar), e ela é um hidratante (interessante para as pessoas que não gostam ou esquecem-se de beber água). A desvantagem é que ela apresenta pouca quantidade de proteínas necessárias ao corpo. Para tornar essa dieta mais saudável, podem ser incluídos frutas, sucos, leite e derivado nos intervalos das refeições feitas com sopas.

A dieta do Tipo Sanguíneo

Foi elaborada pelo Doutor Peter D´Adamo, um médico Americano. Segundo D´Adamo, cada tipo sanguíneo tolera um tipo de alimento diferente. Assim para pessoas com o tipo sanguíneo O a dieta deve conter mais proteínas, como carnes.

Para pessoas do tipo sanguíneo A as carnes vermelhas não são indicadas. Para pessoas do tipo sanguíneo B recomenda-se leite e derivados. E pessoas com o tipo sanguíneo AB podem consumir os alimentos dos tipos A e B.
A dieta tem a vantagem de não ser muito rígida, não é uma dieta que faça a pessoa passar fome ou ficar privada de muitos alimentos. A desvantagem é que é complicada de ser seguida por famílias, ou por casais.

A dieta das Cores

Consiste na divisão dos alimentos pela cor, são divididos em seis grupos: Branco, amarelo, vermelho, verde, marrom e roxo. A vantagem dessa dieta é que todos os alimentos podem ser consumidos, mais com moderação, você deve colocar um alimento de cada cor no seu prato.

A dieta do chá

Apresenta variações, algumas dietas mais rigorosas e perigosas, dizem que devem ser ingeridos apenas três litros de chá por dia, como única refeição. Outras mais bem elaboradas ensinam as pessoas a tomarem o chá antes, entre ou após as refeições. Se o chá for associado ao cardápio diário, ele apresenta vantagens, como melhora no sistema diurético, calmante, etc.
A desvantagem dessa dieta é que muitas pessoas acreditam que basta tomar o chá para emagrecer, perdem uma grande quantidade de peso em poucos dias, mais logo depois o peso volta. O chá não apresenta os nutrientes necessários ao corpo, como proteína, cálcio, etc.
Algumas dietas prometem milagres, como a perda de uma grande quantia de quilos em poucos dias. Contudo, a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável e equilibrada é a melhor maneira de emagrecer e manter a forma.