Problemas Respiratórios
Hoje em dia, uma em cada cinco crianças é alérgica, e quando a umidade do ar está muito abaixo do normal, os pequeninos são os que mais sofrem com os desconfortos respiratórios. Coceira no nariz, espirros, falta de ar, garganta seca, tosse são as manifestações mais comuns das alergias respiratórias.Precisamos ficar atentos e tomar uma série de precauções para manter a saúde das crianças.
Em primeiro lugar, é essencial dar bastante líquido, sobretudo para os bebês. Já que com o clima quente e seco, as crianças se desidratam rápido, o que é muito prejudicial à saúde delas.
Caso o bebê apenas mama no peito, convém oferecê-lo mais vezes. Em regiões mais secas, médicos recomendam dar às crianças um pouco de água mineral nos intervalos entre as mamadas. Mesmo assim, o ideal é consultar o pediatra antes de oferecer outros líquidos às crianças que se alimentam apenas do leite materno.
Água, sucos e chás são boas opções. Outros cuidados com a alimentação são importantes, como ingerir as frutas ricas em líquidos e vitaminas. Podem fazer parte do cardápio frutas como melão, melancia, laranjas e outras.
No entanto, alguns alimentos devem ficar longe do cardápio da criança e dos adultos, é o caso das frituras e dos produtos industrializados. Quanto aos legumes e as verduras use e abuse no preparo das refeições.
Para aliviar o desconforto respiratório, coloque soluções fisiológicas no nariz da criança e faça inalações somente com soro. Caso a criança esteja com irritação nos olhos faça uma limpeza e “umidifique” o local com algumas gotas de soro.
Em casa, evite o acúmulo de poeira – o grande causador das crises alérgicas. Para eliminá-la, a higiene do ambiente é imprescindível. A dica principal é passar pano úmido no chão e nos móveis durante o dia. Outra sugestão é deixar, durante a noite, baldes de água no quarto das crianças para aumentar a umidade do ar. Atividades ao ar livre não são aconselhadas entre 11 e 16h, visto que além de o sol forte, é nesse período que o tempo fica mais seco.
Se a tosse da criança vier seguida de febre e falta de ar, é necessário imediatamente consultar um especialista, pois o ressecamento das vias aéreas pode gerar crises de alergia. O mesmo processo deve ser feito caso os olhos da criança estejam irritados por mais de três dias, mesmo após a higienização com o soro.
