
A alimentação de uma criança que pratica esporte varia muito de acordo com a freqüência, a duração e a intensidade do treino. Por isso, é recomendado que tenha uma dieta personalizada. Ao praticar um esporte com regularidade, a criança gasta mais energia do que o normal e, por isso mesmo, precisa de um reforço na alimentação para garantir o crescimento adequado, além do desenvolvimento na própria atividade física. “É fundamental a presença de legumes, verduras, frutas e grãos integrais no dia-a-dia. Já os refrigerantes, as frituras e os doces precisam ser controlados”, alerta a nutricionista Claudia Ridel Juzwiak, especialista em nutrição esportiva e clínica pela Associação Brasileira de Nutrição.
O ideal é que os atletas-mirins tenham orientação de um profissional da área, pois só assim é possível fazer uma dieta personalizada, de acordo com as necessidades de cada um. Só se alimentando adequadamente antes da prática de esporte a criança poderá se sentir bem e ter boa performance. De um modo geral, porém, antes de iniciar os exercícios físicos devem ser priorizados os carboidratos encontrados nos pães, na batata, no macarrão, nas frutas e nos cereais matinais.
Se a aula de esportes acontece às 17h, por exemplo, a criança deve fazer um lanche por volta das 15h30 ou 16h. Caso tenha um pequeno intervalo durante o treino, deve aproveitar para se hidratar e comer uma fruta ou barrinha de cereais. Outras opções são água de coco ou sucos de frutas.