As dietas que estão na moda, de um modo geral, garantem perda de peso rápido e sem muito empenho e não têm o apoio dos nutricionistas.
Além de arriscadas, uma vez que a maior parte não é balanceada e pode ocasionar deficiência de certos nutrientes, emagrecer rapidamente, não é saudável, a menos que seja sob orientação médica.
Vejamos então quais são as dietas da moda, como elas funcionam, quais as suas vantagens e desvantagens:
Dieta do Mediterrâneo ou Européia
Distingue-se pela fartura de alimentos, consumidas normalmente durante as refeições, como aves, azeite de oliva, balanceado consumo de pescado, frutas, frutas secas, legumes, massas, moderadas quantidade de vinho, ovos, pão, produtos, lácteos, quantidades pequenas de carnes vermelhas, saladas e verduras.A dieta é desprovida em ácidos graxos saturados e rica em fibra e carboidratos. Têm também quantidade alta de ácidos graxos mono insaturados provenientes do azeite de oliva. Dizem que essa dieta previne infartos e câncer, faz bem para pele, retarda os danos ao cérebro acarretados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.
Pesquisas apontam que essa dieta, que na verdade é mais um estilo de vida dos europeus, é uma das dietas que tem somente alimentos saudáveis e não existem desvantagens.
Dieta das frutas
As frutas são alimentos naturais, saudáveis e muito pouco calóricas, elas limpam o organismo e auxiliam a diminuir as medidas, que muitas vezes ganhamos por exagerarmos na alimentação.Para acabar com a retenção de líquidos e se desintoxicar dos exageros cometidos, os alimentos leves como as frutas e líquidos adequados ajudam bastante.
As frutas possuem água, fibras, vitaminas e sais minerais importantíssimos para o corpo humano. A fibra, por exemplo, gera uma maior saciedade nas pessoas, melhora o trânsito intestinal e extingue as toxinas.
Acredita-se que esta dieta, levada ao longo prazo, pode gerar deficiências nutricionais e as frutas sendo ricas em açúcares pode provocar sintomas de hipoglicemia, simultaneamente, com carência de proteínas, minerais e vitaminas.
Dieta da ração humana
É uma dieta que a cada dia esta ganhando mais adeptos. Trata-se um suplemento alimentar feito de fibras e cereais. A ração humana apressa o metabolismo, incita a digestão, desintoxica o corpo, satisfaz a fome, regula o funcionamento do intestino e dificulta o absorvimento de gorduras pelo organismo.O lado ruim dessa dieta é que muitas pessoas comem somente a ração, não complementam a alimentação. Isso pode causar danos à saúde. Nutricionistas afirmam que o consumo indiscriminado desse produto sem a ingestão de água, pode gerar o efeito ao contrário: as toxinas permanecem no organismo e pode prejudicar o intestino.

Antes de aderir alguma dieta que esteja na moda, consulte ao nutricionista ou seu médico. Para os profissionais uma dieta saudável precisa ser equilibrada e deve enfatizar laticínios com pouca gordura, grãos integrais, frutas e vegetais. A dieta inclui carne magra, peixe, ave, nozes, ovos e feijão. Por fim, deve ser constituída de pouca gordura saturada e trans, colesterol, sal e açúcares.